Ciranda de Saberes

O projeto Ciranda do Saberes visa planejar e executar vivências coletivas que fortaleçam o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, por meio da socialização de culturas e demandas trazidas pela população. As atividades planejadas priorizam o uso de espaços e metodologias inclusivas, por meio de oficinas pedagógicas divididas em várias áreas dos saberes. Iniciado em novembro de 2019, o projeto tem duração de 12 meses e foi viabilizado a partir de um edital lançado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Para reforçar a importância das atividades lúdicas, o projeto foi dividido nos seguintes eixos:

Poesia Sonora: oficinas voltadas à criação musical, por meio da linguagem poética, reflexão crítica sobre a realidade cotidiana dos participantes e habilidades técnicas – musicais. A intenção é promover encontros, mediados por profissionais, onde o público infanto-juvenil expresse seus repertórios culturais e entre em contato com novos elementos da arte educação.

 

Mãos à música: oficinas voltadas à construção artesanal de instrumentos e iniciação musical de crianças e adolescentes, a partir de materiais recicláveis. As oficinas visam trabalhar temas, como: expressão artística, sustentabilidade e protagonismo infanto-juvenil.

Outros mundos possíveis: oficinas voltadas à educação ambiental, por meio de vivências práticas e visita à outras formas de organizar a produção de lixo e o consumo de recursos naturais. Os encontros proporcionarão a circulação de até 100 pessoas entre as famílias interessadas (responsáveis, crianças e adolescentes).

O livro mais importante do mundo: oficinas voltadas ao conhecimento de literaturas infanto-juvenis e construção de narrativas autorais. Os encontros serão organizados, a partir de vivências que fomentem a leitura e reflexão críticas, bem como, a produção de enredos próprios por crianças e adolescentes.

Artes plásticas: oficinas de artes plásticas com o objetivo de estimular a criatividade, por meio de vídeo aulas, com o intuito de criar uma imagem poética em desenhos, pinturas, artes gráficas e murais.

Dia de parque: visita socioeducativa ao Thermas Water Park, instalado em Águas de São Pedro. O espaço caracteriza-se pelas atividades aquáticas em formato de parque de diversões, com várias instalações e possibilidades de interação com o lúdico.

Importante: o Ciranda de Saberes contava com outras atividades programadas, mas devido à pandemia da Covid-19, algumas oficinas foram extintas e outras foram adaptadas pelo meio online. Apenas a visita ao Thermas foi possível, pois aconteceu no mês de janeiro.