2° encontro do Florescer trabalha a construção da autoestima

No dia 20 de outubro, aconteceu mais um grupo do Projeto Florescer no CEU Florence. O objetivo central desse encontro foi integrar as mulheres, por meio do autoconhecimento. Durante a reunião, as participantes tiveram a oportunidade de confeccionar um espelho para expressar e compartilhar suas maiores qualidades e defeitos, além de refletirem sobre autorregulação de emoções e aceitação pessoal.

No final, cada uma delas resumiu em uma palavra o que representou aquele encontro. Alegria, aprendizado, força, determinação e acolhimento foram algumas das palavras escolhidas. O grupo foi conduzido pela psicóloga Beatriz Rodrigues Viana, pelas estagiárias de psicologia Ayla de Freitas Camillo e Ana Beatriz Marangone Tanaka.

O Projeto Florescer, iniciado em 2021, tem como missão capacitar mulheres em situações de vulnerabilidade para a liderança e para o exercício de seus direitos. Inicialmente, concentrou-se em mulheres atendidas pelo CRAMI, abordando questões de violência de gênero, direitos das mulheres e feminismo. Na segunda edição, expandiu sua atuação para atender mulheres de três organizações em Campinas: Projeto Gente Nova (Progen), Fundação Gerações e Casa Santana, promovendo a partilha de conhecimentos sobre temas femininos.

Nesta terceira edição, o foco é preparar as participantes para desafios futuros, fortalecendo-as com habilidades de liderança e conhecimento sobre seus direitos e sobre a rede de proteção à mulher. Estagiários de psicologia e jornalismo da PUC-Campinas enriquecem a experiência do projeto, ao oferecer apoio emocional, no caso dos futuros psicólogos, e, no jornalismo, documentar em texto e imagens as histórias e a participação das mulheres no Florescer.